Como reduzir custo na empresa Sem prejudicar os resultados e perder produtividade

02 de dez | 2016

Você vai entender porque a Terceirização, da Guarda de Documentos, por exemplo é uma opção para reduzir custos sem prejudicar resultados ou produtividade.

O Brasil passa por um momento conturbado nas áreas política e econômica. Os números e previsões econômicas não são favoráveis. Apesar de um ensaio de recuperação, o futuro está cheio de incertezas.

E em tempos de crise, uma das primeiras ações de um plano de contenção de gastos nas empresas é a redução de custos com mão de obra e processos produtivos. Mas o grande desafio que permeia o pensamento dos líderes e gestores é: como reduzir o custo na empresa sem prejudicar os resultados, a qualidade e não perder em produtividade?

Redução de Custos com Mão-de-Obra

A redução de custos com mão de obra é uma ação emergencial com resultados financeiros de curto prazo no caixa da empresa. Ou seja, é um método muito eficaz e a primeira medida na lista dos executivos na contenção de custos, devido ao seu impacto positivo, financeiramente falando.

Redução-de-custo-terceirizar-guarda-de-documentos

Talvez a grande dificuldade dos gestores nessa situação, está ligada a manter a qualidade na produção e nos serviços prestados com uma equipe menor sem a otimização do processo. Pensando nas micro e pequenas empresas, empresas mais enxutas por natureza se levado em sonsideração o tamanho e estrutura, a redução de pessoal pode trazer um retorno positivo no primeiro momento, mas o resultado a longo prazo pode trazer algumas inconsistências.

Menos pessoal, sem melhoria de processo, pode significar produtos e serviços com menos qualidade. O que ocasionaria a queda de vendas e perda de clientes.

Cortar o custo com pessoal é uma medida pontual, que deve ser executada, se possível, sem acarretar problemas na entrega do produto e/ou serviço.

Otimização de Processos Produtivos

James Harrington, em seu livro “Aperfeiçoando Processos Empresariais” define processo como qualquer atividade que tenha uma entrada, agregue valor e gere uma saída para um cliente interno ou externo, por meio de recursos da organização.

Cabe aqui, antes de prosseguirmos, distinguir operações que agregam valor das que não agregam valor. Operações que contribuem para atender a satisfação do cliente são as que agregam valor. Quando tratamos da otimização de processos para redução de custos, precisamos olhar para as operações de estocagem, movimentação de material e pessoas, superprodução, defeitos, tempo de espera, etc. Operações estas necessárias, mas que não agregam valor, e dentro da cadeia produtiva são as mais passíveis de desperdício.

Identificar os pontos de desperdício dessas operações é provavelmente a parte mais difícil e fundamental para um resultado satisfatório na contenção dos gastos. Então para ajudá-los, reunimos alguns passos para encontrar as fontes de desperdício nas operações da cadeia produtiva:

➤  Traçar um plano objetivo e bem definido, de acordo com os ideais da empresa
➤  Manter a disciplina em todas as etapas
➤  Reunir registros precisos e imediatos
➤  Fixar normas padronizadas para as operações em geral
➤  Estabelecer orientações e instruções precisas

Para que a melhoria dos processos ocorra de maneira efetiva, os passos anteriores devem ser seguidos de ações que vão de encontro aos princípios de Terceirização, Automatização, Treinamento e Motivação.

Conclusão

A redução dos custos com Pessoal é um modo eficiente, rápido de conter os gastos em momentos difíceis, com resultados financeiros de curto prazo. Em grande parte uma decisão tomada pensando no “Agora”, que dependendo da área em que for executada pode impactar o cliente.

Otimizar processos talvez seja o método mais sustentável na redução de custos de produção. E aqui a Terceirização tem um papel importante, já que o seu objetivo é delegar atividades que não estejam relacionadas à atividade fim da empresa, a um terceiro que tenha Know How, expertise no processo.

A Memovip, por exemplo, é uma empresa especializada na gestão de arquivos e outros serviços inerentes à organização e guarda de documentos. Toda empresa gera um determinado volume de documentos, e acaba dedicando um espaço interno para alocação destes documentos. Nós ajudamos essas empresas na gestão desses documentos e assumimos a responsabilidade de armazém do material, para que essa empresa se concentre nas atividades que geram receita para o seu negócio.

GOSTOU DO ARTIGO?

Assine gratuitamente nosso conteúdo e receba os artigos da Memovip
diretamente na sua caixa de entrada. Digite seu email logo abaixo.

Conteúdos Gratuitos

Cadastre-se e para receber as principais dicas de gestão da informação e documentos